Conheça como funciona a classificação das mercadorias brasileiras e seus impactos
Antes da habilitação RADAR veja mais detalhes sobre como classificar uma mercadora e ver tributações.
O NCM é o correspondente em nível internacional é o HS CODE que pode ser identificado junto do exportador da mercadoria, pois é ele que fabrica a mercadoria e podem fornecer as informações técnicas necessárias que geram essa numeração que rastreia qual o tipo de bem produzido, tire sempre que possível dúvidas com um despachante aduaneiro importação.
Com base no NCM que são calculadas as alíquotas de importação e podemos definir o total de impostos por mercadoria importada. Com base nessa numeração também podemos identificar se há necessidade de anuências como licença de importações ou certificados de origem. O uso do NCM em âmbito nacional tem aumentado cada vez mais e é obrigação do importador saber o que está importando e poder classificar corretamente a mercadoria. Pode contar com a RIMERA MULTIMODAL para lhe fornecer todas as informações possíveis para a correta classificação.
O erro na classificação de NCM no Brasil tem a penalidade de possível multa de cinco mil reais, multa de um por cento do valor da invoice, sem teto e multa da diferença de impostos de 37 %.
NCM significa "Nomenclatura Comum do Mercosul" e trata-se de um código de oito dígitos estabelecido pelo Governo Brasileiro para identificar a natureza das mercadorias e promover o desenvolvimento do comércio internacional, além de facilitar a coleta e análise das estatísticas do comércio exterior.
INCOTERMS por modais de transporte
O agenciamento de cargas internacional consiste em alinhar a logística desde a coleta até a entrega da mercadoria, da fábrica do Exportador/Vendedor até fábrica do Importador/Comprador. O Agenciamento por acontecer de diversas maneiras: Rodoviário, Marítimo, Aéreo, Ferroviário e de cabotagem. Infelizmente os dois últimos são dificilmente utilizados no Brasil.
A compra da mercadoria é diretamente influenciada pelo INCOTERM. O INCOTERM é a delimitação de até onde vai a responsabilidade do vendedor/exportador e a do comprador/importador dentro da cadeia logística.
Exemplos de INCOTERMS mais utilizados:
INCOTERM FOB: o exportador entrega a mercadoria no aeroporto ou Porto mais próximo de sua fábrica, e o importador contrata o agente de cargas para mandar a mercadoria para o destino final.
INCOTERM EXW WORKS: o importador contrata um agente que coleta a mercadoria na fábrica do exportador e manda para o destino final. Incluindo os custos com a Aduana da origem.
INCOTERM CIF: o exportador é responsável pela entrega da mercadoria no porto ou aeroporto de destino, o importador contrata Despachante Aduaneiro e transportadora até destino final.
Incoterms (do inglês, International Commercial Terms) ou Termos Internacionais de Comércio foram criados pela Câmara de Comércio Internacional em 1936 para resumir em códigos de três letras, conjuntos de cláusulas comumente utilizadas em contratos de compra e venda internacionais de mercadorias, definindo a responsabilidade sobre obrigações, riscos e custos referentes ao transporte. Isso simplificou o comércio entre países e aumentou a segurança.
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